GOMAQ: QUEM CONHECE, CONFIA.

Alugar ou comprar equipamentos de impressão?

Solução de Impressão

Alugar ou comprar equipamentos de impressão?

Como decidir a melhor solução de impressão? Alugar, terceirizar ou equipar uma área de impressão na empresa? Entenda melhor sobre as opções nesse artigo. 

Alugando impressoras: Investimento e retorno na estratégia de impressão

Mesmo com a digitalização, a maior parte das empresas ainda requer grandes quantidades de documentos impressos. Outras, trabalham diretamente com a famosa “papelada” como escritórios de contabilidade ou instituições de saúde que utilizam prontuários físicos.

Hoje em dia muitas empresas escolhem alugar equipamentos de impressão, em vez de comprá-los. A depender do tamanho e do ramo da sua empresa, a compra de um equipamento de alto nível que pode não compensar o investimento em relação à uma empresa especializada em impressões de qualidade.

Impressoras de alto nível podem comprometer muito seu orçamento, chegando a custar mais de US$ 10,000. Empresas robustas, e que exigem impressões de qualidade em ampla escala, podem beneficiar-se deste produto. O mesmo não pode ser dito para empresas pequenas e médias.

No chamado aluguel de impressoras, os custos adiantados são baixos e até mesmo inexistentes. Além disso, a empresa especializada em impressão garante que seus negócios disponham dos melhores modelos disponíveis sem apelar para uma gestão de risco que pondere obsolescência, contratação de pessoal, instalação e custos posteriores de manutenção. 

Tudo isso fica à cargo da empresa locadora que oferece um serviço e, por esse motivo, aloca a sua gestão de documentos como uma operação realizada as a service.(como um serviço)

Os contratos de aluguel são feitos em relação à um período de tempo, geralmente no mínimo de um ano. Quanto maior o tempo de contrato, menor os preços e taxas e é esse cálculo que poderá esclarecer a opção mais vantajosa. 

Quando é melhor comprar uma impressora para o negócio?

Se a demanda por impressões for viável em Impressoras de baixo custo, compensa  mais comprar uma impressora. Isto porque, no longo prazo, o aluguel de equipamentos de impressão é mais custoso, devido às taxas e ao preço do aluguel. 

Além disso, você se torna owner (proprietário) do equipamento e é capaz de gerenciar uso de tintas, papéis, quantidade de documentos, reutilização de material e outras boas práticas econômicas coerentes às suas condições na empresa.

Caso sua empresa tenha condições de alocar os recursos e as impressoras em seu espaço físico, deve ser considerada a compra no longo prazo – ainda que isso implique na compra de impressoras mais atualizadas de tempos em tempos. Mas isto também significa que você poderá obter algum retorno no investimento, caso queira ou necessite se desfazer de um equipamento. 

Uma outra vantagem de comprar impressoras é a flexibilidade de manutenção. Em um contrato de aluguel, você estará sujeito à disponibilidade e regras da equipe de manutenção da empresa locadora – um quesito importante de se avaliar na hora de escolher a empresa parceira. 

Se o caso for de comprar impressoras para vários setores, é muito importante coordenar o processo para manter o padrão de qualidade nas impressoras em diferentes setores, departamentos ou filiais de sua empresa.

Veredito: comprar ou alugar?

A compra funciona melhor para empresas que querem ter controle dos processos e investir em equipamentos de alta qualidade. O aluguel ajuda empresas menores a manterem a qualidade e evita custos com manutenção e obsolescência.

Em suma, você deve levar em consideração dois fatores principalmente: a sua demanda e os seus limites (espaciais e orçamentais).

Em ambos os casos, A GOMAQ oferece opções incríveis. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades

Palavras Chave