GOMAQ: QUEM CONHECE, CONFIA.

Black Friday: 4 dicas para evitar a “Black fraude” no dia 26 de novembro

Black Friday: 4 dicas para evitar a “Black fraude” no dia 26 de novembro

Todo mundo quer aproveitar a Black Friday e fazer suas compras, mas no dia 26 de novembro é importante evitar alguns riscos. Neste artigo, trouxemos algumas dicas para você evitar enganos e acabar tendo prejuízos ao invés de vantagens.    

A Black Friday teve sua origem nos Estados Unidos e tem como objetivo abrir o período de compras de final de ano com promoções significativas nos mais diversos produtos. Muitos de nós esperamos pela data para adquirir aquele item desejado por um preço camarada, seja ele um celular novo, um notebook, uma impressora, dentre outros.

Mas, se a Black Friday se tornou uma das datas mais esperadas do ano, as reclamações de consumidores e o aumento de fraudes têm sido crescentes nos últimos anos. Não à toa, o nome paralelo “Black Fraude” vem se popularizando. No dia 26 de novembro esteja preparado!

Confira as dicas abaixo.

Compare os preços

A dica de ouro é comparar os preços. Uma das principais reclamações é que, muitas vezes, eles não são tão baixos quanto parecem. Isso porque se tornou comum que, antes da data, as empresas aumentem os valores dos produtos, tornando o desconto da Black Friday fictício, de modo que o consumidor continue pagando caro com a ilusão de um bom negócio.

Utilize sites e apps que comparem os preços, inclusive muitas das opções mostram o histórico de valores do produto. Assim, antes de fechar a compra, você terá certeza de que o desconto é real.

Verifique a confiabilidade do site

O PROCON disponibiliza uma lista de sites que não são confiáveis. Mas, além disso, uma estratégia que funciona é checar as avaliações no site. Opte por produtos e sites que tenham boas avaliações e as leia com atenção.

Quando for fechar sua compra também verifique, por exemplo, se no espaço destinado às suas informações pessoais e de pagamento há um símbolo de cadeado na barra de endereço. Isso garante que o site possui um mecanismo de proteção dos seus dados e que eles não serão vazados.

Essas verificações são simples e eficientes para evitar fraudes, prejuízos e ter mais segurança na sua compra.

Cuidado com fretes abusivos

Analise o custo-benefício em relação ao frete. Às vezes o produto até está com um desconto razoável, mas o frete está alto e com um prazo de entrega demorado. Uma forma de passar a perna no consumidor é, por exemplo, mudar o valor do frete de modo que ele, na verdade, cubra o desconto oferecido.

Compare não só os preços dos produtos, mas também as opções de frete e o tempo de espera.

Atente para as políticas de trocas e devoluções

As promoções costumam alterar as políticas de trocas e devoluções. Atente-se para isso na hora da compra! Como em muitos casos a liquidação neutraliza a possibilidade de troca ou a torna mais demorada por causa da sobrecarga dos correios e transportadoras, tenha certeza sobre o produto que está adquirindo e se as opções funcionam para você.

Consuma com responsabilidade

Seguindo as dicas acima você fica sem dores de cabeça. Além disso, é sempre bom aproveitar a data para economizar comprando presentes de final de ano antecipadamente, mas também não deixe de levar em consideração seu orçamento para não se meter em maus lençóis!   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades

Palavras Chave