GOMAQ: QUEM CONHECE, CONFIA.

Como preparar arquivos para impressões de alta qualidade

Como preparar arquivos para impressões de alta qualidade

As cores e a resolução são duas das características mais importantes para se chegar a uma impressão de alta qualidade. Muitas vezes, a impressão deixa a desejar. Neste artigo, vamos entender porque preparar os arquivos para impressões é fundamental para garantir um resultado de alta qualidade.

Muitas vezes, a qualidade da impressão é inferior à qualidade da imagem visualizada na tela. Isso acontece principalmente porque antes de imprimir é preciso preparar adequadamente as configurações do seu arquivo.

Por isso, separamos para você algumas dicas valiosas para preparar seus arquivos e obter impressões de alta qualidade.

As cores  

O sistema de cores das telas digitais é o RGB, que se baseia na mistura de três cores: vermelho, verde e azul. Acontece que o sistema de cores mais comum das impressoras é o CMYK. Nesse caso, a coloração é feita a partir de pigmentos de ciano, magenta, amarelo e preto.

Como os sistemas de cores são diferentes, é preciso configurar o arquivo para ser impresso no sistema CMYK. Caso contrário, há distorção nas cores almejadas.

Assim, nossa primeira dica é conferir se o arquivo que será impresso está configurado corretamente como CMYK.

Resolução

Nas telas digitais, as imagens são feitas de pixels (a unidade de medida que as compõem).  É a partir dessa unidade que se estabelece a resolução de uma imagem, definida em ppi (pixels por polegada) ou dpi (pontos por polegada).

Uma imagem é considerada de boa qualidade quando possui pelo menos 300 ppi ou dpi. Um número menor que esse gera imagens pixeladas, aquelas que apresentam um efeito visual de quadriculado.

Ao criar e salvar o arquivo verifique a resolução e se lembre de alterá-la para 300 ppi!

Formato dos arquivos

Quem nunca configurou todo o arquivo, fechou e, depois, ao reabri-lo, viu a formatação toda alterada?

Isso é muito comum, por exemplo, quando o arquivo é enviado para ser aberto em um outro dispositivo.

Por essa razão é essencial salvar o arquivo no formato correto. O PDF é um dos formatos mais comuns quando o arquivo possui grandes quantidades de texto e o JPG quando o arquivo é alguma imagem. Mas se você quer imprimir fotos que têm um alto grau de detalhe, o formato mais recomendado, apesar de tornar o arquivo mais pesado, é o TIFF.

A Impressora

Claro que a impressora também faz diferença para garantir a qualidade da sua impressão. É recomendável que a sua máquina possua quatro cores e capacidade de 600 x 600 dpi. Além disso, algumas funcionalidades também são importantes, como, por exemplo, os tipos de papel suportados. Nesse caso, deve-se checar a configuração de acordo com o papel escolhido para a sua impressão.

De modo geral, uma dica de ouro é se manter atento à limpeza da sua máquina, já que ela influencia na capacidade da impressora de desempenhar as suas funções ao máximo.

Agora você já sabe como preparar seu arquivo para uma impressão de alta resolução! Confira aqui nossas dicas de qual máquina escolher e conheça os produtos da GOMAQ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba novidades

Palavras Chave