GOMAQ: QUEM CONHECE, CONFIA.

Dia do meio ambiente: dicas para impressão mais sustentável

Dia do meio ambiente: dicas para impressão mais sustentável

Hoje é dia do meio ambiente e é uma data formidável para refletirmos um pouco sobre como as nossas ações impactam a natureza. Na correria dos trabalhos cotidianos, priorizamos a produtividade e muitas vezes esquecemos que fazemos parte de um planeta maior e que nos sustenta em nossas atividades. Confira algumas dicas de sustentabilidade para seu escritório. 

Impactos ao meio ambiente

Todos os dias vemos notícias de desastres naturais e parece que rumamos inevitavelmente para um mundo apocalíptico. No entanto, a chave para mudar esse cenário está na conscientização e na mudança de hábitos cotidianos. 

Para isso, é preciso entender como alternativas simples podem alterar muito a poluição, o desmatamento e até mesmo o aquecimento global. 

Hoje é um dia importante para fazer esse tipo de busca e existem muitas informações para maior sustentabilidade em casa, em nossas vidas cotidianas e também na gestão das empresas. Reciclagem, separação de lixo, opções alternativas e naturais, etc. 

São elementos frequentemente abordados nas falas sobre sustentabilidade mas que exigem nossa adoção para que possamos fazer a diferença. 

De acordo com a expertise da GOMAQ, que sempre opta por modelos que economizam energia e geram menos impactos ao ambiente, separamos abaixo algumas dicas para fazer das impressões mais sustentáveis. 

Dica 1: Evite impressões desnecessárias e desperdício

Muitas empresas gastam muito dinheiro e geram resíduos desnecessários com impressões mal aproveitadas. Isso pode vir de uma cultura empresarial mal preparada ou ainda pela falta de treinamento adequado com colaboradores. 

A verdade é que nem todos os documentos precisam ser impressos em frente única e muitas folhas de esboço ou provas podem ser impressas em papel já utilizado anteriormente. Se pensarmos que cada folha de papel utilizado veio de uma árvore viva, talvez fique mais fácil ainda lembrar dessa atitude. 

Dica 2: Escolha papéis que usam menos químicas, como os mais amarelados e reciclados

Quanto mais branca for uma folha de papel, mais aditivos químicos foram utilizados em sua fabricação. Usar folhas reaproveitadas, recicladas ou com selos de sustentabilidade significa apoiar estas iniciativas. Se você trabalha, por exemplo, em um escritório ou hospital, ou qualquer empresa que usa muitas impressões, o uso desse tipo de papel ainda pode destacar seu negócio como inovador. 

Dica 3: Observa a cadeia de fornecimento

Apesar dos cuidados no escritório, até 90% do impacto ambiental relacionado a impressão acontece na cadeia de fornecimento. Para cuidar realmente dos impactos ambientais, é preciso estar atento a cada etapa desse processo e optar, por exemplo, por parcerias comerciais que atendam às diretrizes ambientais. 

Redes de fornecedores adequadas geram uma reação em cadeia e ajudam a proliferam ideias inovadoras em várias áreas do mercado. 

Dica 4: Opte por impressoras mais inteligentes e eficientes

Para evitar erros e desperdícios, escolha impressoras que utilizam funcionalidades sustentáveis e com baixo consumo de energia. As impressoras da Brother, por exemplo, uma de nossas fornecedoras, possuem o selo “Brother Earth” que garante processos mais benéficos ao meio ambiente. 

Neste Dia do Meio Ambiente lembre-se de que juntos podemos fazer um mundo melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades

Palavras Chave