GOMAQ: QUEM CONHECE, CONFIA.

Especial 8 de março: as mulheres no mercado de trabalho e na tecnologia

Especial 8 de março: as mulheres no mercado de trabalho e na tecnologia

Todo 8 de março comemoramos o dia internacional das mulheres. A data é uma boa oportunidade para refletirmos sobre o lugar e os desafios das mulheres no mercado de trabalho e na tecnologia. A Gomaq separou para você algumas boas notícias e outras nem tão boas assim sobre o assunto. Além disso, temos umas dicas de produtividade que vão ajudar as mulheres a garantir bom foco e o tempo extra para cuidar de tudo que precisam.

Mulheres no mercado de trabalho 

O dia internacional das mulheres começou a ser comemorado ainda em meados do século passado. A data remete às várias lutas e movimentos das mulheres que reivindicavam o direito ao voto e melhores condições de trabalho. 

A presença massiva de mulheres no mercado de trabalho transformou para sempre a economia e as relações domésticas. Desde então, muitos direitos foram conquistados, no mundo trabalhista e fora dele, como por exemplo no caso dos direitos reprodutivos. 

Apesar disso, a igualdade de gênero está longe de ser uma realidade plena.

Muitas mulheres já ocupam posições de liderança nas grandes empresas que estão alterando o mercado – Nubank, Microsoft, Google, etc.  Mas quando olhamos para os dados gerais, vemos que elas constituem mais da metade da população mundial, 53%. Ainda assim, em pleno 2021, de acordo com o IBGE apenas 38% dos cargos gerenciais no Brasil são ocupados por mulheres, mesmo que um órgão da ONU tenha demonstrado que as empresas que investem em igualdade de gênero apresentam melhores resultados, rentabilidade e inovação.

A desigualdade também é visível na diferença de salários entre homens e mulheres que ocupam a mesma função. O abismo é imenso. Tanto o é que grandes nomes das artes como Beyoncé e Patricia Arquette têm dado voz ao assunto, tornando a questão pública. 

Para as empresas, a inclusão das mulheres significa mais diversidade, maior dinamismo na criação de ideias e valores modernos e que buscam efeitos na sociedade. Além disso, pesquisas demonstram que empresas mais diversas podem alcançar até 21% a mais de lucro. 

Dicas de produtividade  

Você já ouviu falar de personal organizers? Essa é uma área focada em trazer mais praticidade para a vida das pessoas e empresas. Ela ajuda muito as mulheres a integrarem o mercado de trabalho, melhorando a produtividade e a gestão de tempo. Confira algumas dicas da área.

1 – Crie checklists

Não existe nada melhor para a organização do que planejar antes da semana começar, ou até mesmo antes de cada dia, o que é preciso fazer e quais as melhores estratégias para gerenciar seu tempo. Assim, você alcança seus objetivos com mais certeza. 

2 – Organize as redes

Muitas mulheres cuidam do trabalho e ainda recebem centenas de mensagens todos os dias no celular. É muito importante fazer uma limpa no whatsapp e email e separar um momento para responder as coisas. Não fique à mercê das exigências de atenção das redes virtuais.

3 – Utilize ferramentas adequadas para organização

Utilizar ferramentas e procedimentos adequados pode ajudar muito a se organizar e produzir de maneira mais saudável. A GOMAQ oferece alguns itens pelos quais as nossas funcionárias são apaixonadas. Uma impressora para etiquetas, pode agilizar o processo de organização e deixar tudo mais bonito.  Fitas rotuladoras, fitas TZE, ou rotuladores domésticos também são exemplos práticos de tecnologia aplicada às dinâmicas do dia-a-dia.

 4 – Use aplicativos para organização

Ferramentas de gestão e Aplicativos como Trello e Notion (uma sensação no mundo da produtividade) são ideais para quem quer manter tudo na ponta dos dedos. São ferramentas importantes para mulheres que querem manter toda a rotina visualizada, sem atrasos e evitando a baixa produtividade.

Neste dia internacional das mulheres a GOMAQ quer parabenizar todas as mulheres que todos os dias produzem, organizam, criam e inovam tanto em seus cargos quanto em seus ambientes domésticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades

Palavras Chave