GOMAQ: QUEM CONHECE, CONFIA.

Impressoras para empresas: como escolher a melhor opção

Impressora para Empresas

Impressoras para empresas: como escolher a melhor opção

Escolher as melhores impressoras para o seu negócio pode significar economia e eficiência. Mas qual escolher? Nesse artigo você vai entender como encontrar um equilíbrio entre suas demandas e o melhor equipamento a ser utilizado. 

Aqui vão algumas dicas de como escolher as impressoras mais apropriadas para a sua empresa: 

  1. Laser/LED x Tinta à Jato

Impressoras à Laser e LED funcionam de maneira similar. Através de uma fonte luminosa, elas projetam a imagem no tambor rotativo, que então transfere o toner para o papel. 

São rápidas e confiáveis e imprimem textos em alta qualidade, apesar de não lidarem muito bem com fotos. São ideais para maiores volumes de impressão, devido à sua memória e hard-drive. 

O custo de aquisição com o toner são melhores, porem apresentam um maior volume de impressão com relação as impressoras jato de tintas convencionais.

As impressoras de tinta à jato são as mais comuns em casas e escritórios, mas também são apropriadas para negócios de pequena escala. Funcionam esguichando a tinta através de uma agulha no papel. Seu custo de aquisição é bem menor, se comparado às impressoras à laser/LED.

São ótimas para a impressão de fotos e textos coloridos e podem imprimir em diversos tipos de mídia. Contudo, elas são bem mais lentas que as impressoras à laser, além de ter um custo operacional mais alto, devido à manutenção ser mais recorrente e os cartuchos contarem com uma pequena quantidade de tinta tornando a reposição mais frequente comparado às impressoras à laser/LED.

  • Com ou sem-fio

Impressoras ligadas à fio (wired) são mais rápidas e seguras, características importantes dependendo do seu negócio. Elas, porém, tem um custo maior de instalação e oferecem menos praticidade, já que você deve estar conectado ao aparelho via cabo.

As impressoras wireless são mais eficientes, no quesito praticidade: elas permitem que você imprima de qualquer lugar, desde conectado à internet. A maioria delas é compatível com dispositivos móveis, como tablets e smartphones. 

A escolha entre esses dois tipos de impressora depende do tamanho de sua empresa  e como será a conexão dos funcionários que irão usá-la. Se seus funcionários e equipe utilizam bastante conexões móveis, a escolha certamente será pelas impressoras wireless. 

Alguns modelos de impressoras oferecem compatibilidades com aplicativos de impressão como  Apple AirPrint, HP ePrint e Google Cloud Print.

  • Colorida ou P & B

Essa escolha depende do que sua empresa pretende imprimir. Se forem textos, cartas, memorandos, planilhas, as impressoras monocromáticas (em preto) podem ser suficientes para o que precisa. 

Caso sua intenção seja imprimir fotos, gráficos e outros elementos visuais mais complexos, deve-se optar por uma impressora colorida. 

É preciso notar que as impressoras P&B tem um custo muito menor em relação ao toner; mas caso precise eventualmente de impressões coloridas, terá que buscar outra fonte.

  • Impressoras Multifuncionais

Dependendo das necessidades do seu negócio, você pode optar pelas impressoras multifuncionais (MFP). Estas, além de imprimir os documentos que precisa, são capazes de exercer muitas outras funções, como scanner, copiadora, conversão de documentos e até envio de e-mails e fax.

MFPs implicam em uma redução no custo, já que evitam que se amontoem diferentes máquinas com diferentes funções. Elas também podem auxiliar na redução do tempo e no fluxo de trabalho, já que na mesma máquina se pode operar diversas tarefas. 

Elas, porém, são mais caras que as impressoras convencionais. Além disso, elas não permitem que se exerça mais de uma funcionalidade de uma vez só, o que pode torná-las menos eficientes caso várias pessoas precisem usar a mesma impressora.

  • Impressões por minuto

Outra importante característica a se examinar é a quantidade de documentos que uma impressora é capaz de emitir por minuto. Isto influencia diretamente no custo de suas impressões. Impressoras com capacidade para menos de 20 páginas por minuto (ppm) podem ser ineficientes para ambientes de negócios. 

Mais de 40 ppm são apropriadas para grandes volumes de impressão. Algumas podem chegar até 100 ppm. As mais utilizadas estão na faixa dos 20 aos 40 ppm, adequadas para a maioria das necessidades empresariais. 

Deve-se considerar, também, a memória da impressora. A maioria delas varia entre 64 MB e 256 MB de memória RAM. Algumas oferecem compatibilidade de expansão de memória.

  • Opções de Conectividade

Existem dois modos de conectar suas impressoras à internet: as impressoras que já vem de fábrica com capacidade de conexão; e aquelas em que são necessárias uma conexão com um servidor externo dedicado. As primeiras são mais simples de se conectar, porém ,novamente, mais caras. 

Muitas empresas necessitam de mais de uma impressora. Você pode optar por comprar impressoras com conexão à internet embutida e conectar a impressora de cada departamento ou setor via internet. 

Isto pode aumentar a eficiência no uso das impressoras, de acordo com a funcionalidade de cada uma e necessidade de cada setor, sem causar confusões e “filas” de funcionários que precisam usar a mesma máquina.

Comprar ou Alugar?

É uma decisão importante! Escolher o tipo certo de impressora, que seja adequada para o seu tipo de negócios pode ser crucial na hora de economizar – bem como pode evitar maiores dores de cabeça, em questões como a manutenção e assistência técnica.  

Quer saber mais sobre o tema? A equipe da GOMAQ pode ajudar! Entre em contato conosco ou acesse nossa loja virtual. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades

Palavras Chave