GOMAQ: QUEM CONHECE, CONFIA.

Perspectivas para o mercado de impressoras em 2021

Perspectivas para o mercado de impressoras em 2021

As vendas de impressoras caíram 6,8% em 2020, por conta da crise ocasionada pelo coronavírus. No entanto, 2021 promete uma leve retomada do setor, impulsionado pelas necessidades do trabalho em home-office. Entenda melhor as flutuações deste mercado neste artigo. 

A maioria dos setores do mercado foram, direta ou indiretamente, afetados pela crise sanitária e de saúde ocasionada pelo Covid-19. Segundo os dados do IDC, corporação que monitora os índices do mercado, as vendas de impressoras no Brasil seguiam bem em 2020, com 659.468 impressoras vendidas nos três primeiros meses. O impacto da pandemia chegou no segundo semestre, com uma queda para 366.194 impressoras. 

No entanto, a resiliência desse mercado já começou a se apresentar ainda no terceiro semestre de 2020, com uma reação que ajudou a diminuir a queda geral das vendas no ano, que ainda atingiu uma queda de 6,8% em relação à 2019. 

Entendendo as demandas e os impactos no setor de impressoras 

Com a pandemia, o mercado não parou, mas foi se transformando. Desde as grandes corporações até as startups e pequenas empresas aceleraram seus processos de transformação digital, investindo em trabalho home-office e na contratação de pessoal em áreas distantes das matrizes. 

Para o mercado de impressoras, isso significa uma mudança na demanda de equipamentos, sentida nas vendas de produtos específicos para cada público. Um bom exemplo são as impressoras a laser mais complexas, voltadas ao dia-a-dia corporativo, cujas vendas diminuíram substancialmente no período. Por outro lado, na Gomaq percebemos que a busca por impressoras a tinta e laser para o consumidor final foram ampliadas, alavancadas pela necessidade de autonomia do trabalho em home-office. 

As vendas no varejo também ganharam espaço, não apenas por conta da demanda de consumidores finais em home-office, mas de pequenos empreendedores que representaram quase 70% das vendas ao mercado corporativo em 2020. 

O que podemos esperar do mercado de impressoras em 2021?

Assim como outras áreas, o mercado de impressoras está se reinventando em 2021. De fato, percebemos que as vendas de impressoras para residências ou home-offices significam não apenas maior dinamismo profissional, mas também uma retomada do clima de trabalho dos escritórios. 

Ferramentas de trabalho representam também a cultura profissional de cada área. Em alguns casos, na leitura de relatórios, assinatura de contratos ou visualização de imagens, o conteúdo impresso gera perspectivas diferentes, quebrando o uso constante de telas (seja em monitores ou celulares) e gerando aumento da produtividade e satisfação com o trabalho.

Segundo o IDC, o novo momento do mercado pode sinalizar uma retomada com crescimento de até 10,7% em 2021, desde que as empresas saibam adequar suas ofertas às demandas de um mundo imerso na Transformação Digital. 


A GOMAQ tem mais de 30 anos no mercado de impressoras e atualiza constantemente seu portfólio com o que há de mais moderno no mercado. Confira nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades

Palavras Chave