GOMAQ: QUEM CONHECE, CONFIA.

Qual a melhor impressora para meus negócios? Impressoras Laser ou à Jato de Tinta?

Qual a melhor impressora para meus negócios? Impressoras Laser ou à Jato de Tinta?

As impressoras são ainda hoje, e continuarão sendo por um longo tempo, extremamente necessárias nos mais diferentes negócios e ambientes de trabalho. Nesse artigo você entende melhor como escolher a melhor impressora para seu negócio.

Por mais que as tecnologias digitais avancem e permitam uma maior proximidade entre as pessoas e uma maior velocidade na transmissão das informações, o mundo dos negócios exige uma quantidade considerável de documentos impressos – o que torna a escolha certa das impressoras, de acordo com demandas específicas da sua empresa, uma decisão essencial

E como saber qual é o tipo de impressora mais adequada para sua empresa e suas atividades? Afinal, com quais impressoras vou obter o maior grau de eficiência junto ao nível mais elevado de economia? Impressoras à Laser ou com impressoras a jato de tinta?

Porém, a resposta não é tão simples; tudo depende das demandas particulares de suas atividades ou da sua empresa. Mais ainda, você deve observar uma série de critérios básicos na hora de fazer esta escolha, para poder tomar uma decisão informada, correta.   

Para saber que tipo de impressora corresponde a melhor opção para os seus negócios, é preciso observar alguns critérios.

Fatores na escolha de impressoras

O primeiro quesito a ser analisado é o preço das máquinas a serem adquiridas, se elas se adequam ao orçamento da sua empresa. Mas tome cuidado! Observar apenas o preço inicial da compra pode ser um erro. 

Você deve, por exemplo, verificar se a compra é mesmo a melhor opção; dependendo do uso das impressoras, uma solução de outsourcing pode ser a melhor. 

Outros fatores a serem verificados são os custos de manutenção de cada tipo de impressora, aliados ao custo de energia e o gasto de tempo

Por exemplo, impressoras a laser são geralmente tidas como mais eficientes, quando se trata de ambientes de trabalho que necessitam de altos volumes de documentos impressos. 

Porém, essas mesmas impressoras têm um funcionamento mais complexo, exigindo mais etapas e partes diferentes para funcionar. Isto significa um maior custo de tempo nas suas operações e um maior gasto com manutenção!

Mais um ponto importante a se analisar na hora de fazer esta escolha é o gasto que você terá com insumos. 

Mais uma vez, é sempre bom estar atento às impressões iniciais aqui, já que o que pode parecer econômico à primeira vista, pode não ser tanto na prática. 

Impressoras a laser, por exemplo, exigem menos recargas, fazendo com que pareçam ser econômicas; contudo, os preços de seus insumos costumam ser muito elevados, fazendo com que muitas pessoas recorram a insumos de origem paralela que certamente trarão problemas de manutenção. 

A tecnologia de jatos de tinta, por sua vez, evoluiu, trazendo hoje maiores e mais seguros reservatórios de tinta na impressora, fazendo cair o custo com insumos. 

Essa é uma questão importante, também, pois afeta o grau de sustentabilidade de uma determinada impressora, o quanto ela polui ou não o meio ambiente. 

Você também vai querer analisar as funcionalidades que cada tipo de impressoras exibem. Aqui, mais do que simplesmente escolher aquela que fornece mais funcionalidades, o interessante é escolher aquelas cujas funcionalidades se adaptem perfeitamente às necessidades da sua empresa. 

Caso contrário, você corre o risco de gastar uma fortuna em uma impressora que faz de tudo, mas que você não usa nada além de suas funções mais básicas, apenas para citar um exemplo.

E, por fim, o último, mas não menos importante, fator a ser analisado é o da segurança. Especialmente em empresas que lidam com documentos delicados e confidenciais, é importante contar com uma impressora que apresenta um bom nível de segurança.  

A impressora escolhida deve ter um sistema de segurança e monitoramento robusto e que te forneça todas as ferramentas para ter um controle de acesso eficaz, com sistema de autenticação, login e senhas pin, por exemplo.

Na ponta do Lápis

Revisando, esses são os critérios a serem observados na hora de escolher uma impressora para sua empresa:

  • preço
  • manutenção
  • energia
  • tempo/velocidade de operação
  • gasto e sustentabilidade dos insumos
  • funcionalidades da impressora
  • segurança

Mas afinal, entre as impressoras laser e as que operam com jatos de tinta, quais as melhores para o meu negócio? Quais as principais diferenças entre elas?

Se você quer se aprofundar ainda mais no tema, confira nosso guia especial sobre o tema!

No nosso e-book, você vai poder verificar quais são as principais diferenças de custo, manutenção, qualidade e velocidade de impressão em uma comparação a fundo entre estes dois tipos de impressoras. 

Vem com a gente? Saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades

Palavras Chave