GOMAQ: QUEM CONHECE, CONFIA.

Qual o papel da impressão em um mundo digital

Qual o papel da impressão em um mundo digital

Com a crescente digitalização do mundo dos negócios e do trabalho, muitas pessoas se perguntam qual será o papel da impressão de documentos daqui em diante. Assim como já tinham dito sobre os livros, muita gente pensa que a impressão de documentos está fadada ao esquecimento e desaparecimento. Neste artigo, veremos que não é bem assim, e qual a importância da impressão no mundo dos negócios hoje e amanhã.   

Com toda a certeza você já deve ter ouvido: “os livros vão acabar! Em breve, todos os documentos serão digitalizados!”. Isto geralmente vem das pessoas mais empolgadas com a transformação digital que vêm afetando o mundo todo nas últimas décadas, especialmente o mundo dos negócios e do trabalho.

E, de fato, temos presenciado a crescente digitalização dos meios de trabalho e seus produtos, nas mais diferentes indústrias e setores. Mas isso não significa que os documentos impressos vão deixar de existir completamente e de ter sua utilidade.  

Na verdade, se levarmos em conta as pesquisas mais recentes, tudo indica que os documentos impressos continuarão a ser parte essencial das nossas vidas, incluindo no mundo dos negócios.

Uma pesquisa realizada em 2018 pela Two Sides em mais de dez países, incluindo o Brasil, revela dados interessantes nesse sentido e levanta questões sobre a suposta universalidade dos meios digitais e preocupações com temas como segurança e privacidade.

Vamos conferir alguns dos principais pontos levantados pela pesquisa:

1 – Costume e preferência

A pesquisa indica que a maioria dos entrevistados prefere consumir seus produtos em formatos impressos, como livros e revistas (cerca de 72% dos entrevistados). Alguns estão abertos a consumir informações diárias por meios digitais, mas a maior parte (55%) ainda prefere os meios impressos.

2- Confiança 

A maioria dos consumidores diz ter uma compreensão mais profunda do texto e confiança nas informações quando lidas na mídia impressa (65%). Além disso, os consumidores também confiam mais nas histórias lidas nos jornais impressos (51%) do que nas encontradas nas mídias sociais (24%). O formato impresso, por permitir menos edições e manipulações, transmite mais confiança que os meios digitais, facilmente editáveis e apagáveis.  

3- Saúde

Por volta de 52% concordam que passar muito tempo em dispositivos eletrônicos pode ser prejudicial à saúde física e mental (fadiga ocular, privação de sono, dores de cabeça, depressão, síndrome de burnout, etc.). Essa porcentagem de entrevistados está amparada pelos mais recentes estudos sobre o efeito do consumo excessivo de mídias digitais no corpo e na mente humanas.

4 – Retorno e resultados

Mais da metade dos entrevistados (52%) afirmou preferir ler catálogos impressos de produtos e cerca de 45% dos consumidores concordam que gostam de receber malas diretas e folhetos impressos entregues em sua casa. Além disso, cerca de 46% prestam atenção a eles.

5 – Privacidade e Segurança

Uma das grandes e mais debatidas preocupações da transformação digital diz respeito à segurança e à privacidade. 

Segundo a pesquisa, 71% dos consumidores se preocupam com a privacidade de seus dados pessoais circulando eletronicamente e 73% dos entrevistados globais mantêm cópias impressas de documentos importantes arquivadas em casa ou no trabalho, como uma espécie de backup físico, uma maneira segura de armazenar suas informações. 

A pesquisa completa pode ser acessada aqui!

Gestão e eficiência

A tecnologia não substitui a impressão, mas ajuda a torná-la mais eficiente e econômica, com softwares de gestão. 

Através de softwares modernos de gestão de documentos, é possível otimizar as impressões do seu negócio, imprimindo de maneira rápida e eficiente.

Além de gerar grande economia e elevar os níveis de segurança (em termos digitais e físicos), a gestão moderna da impressão de documentos também conta com os desenvolvimentos mais recentes da digitalização e armazenamento em nuvem, além de critérios robustos de segurança e acesso às impressoras e documentos a serem impressos, online e offline.  

***

A Gomaq é uma empresa especialista em soluções inteligentes de outsourcing de impressão, aluguel de impressoras e de multifuncionais. 

Através de tecnologia inteligente de gestão e impressão de documentos, o nosso serviço fornece o cálculo exato do volume de impressão por equipamento, departamento, usuário e o registro de quais documentos foram impressos. 


Descubra mais sobre como o outsourcing de impressão pode impactar nos resultados da sua empresa, entre em contato com nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades

Palavras Chave