GOMAQ: QUEM CONHECE, CONFIA.

Tendências de segurança da impressão

Tendências de segurança da impressão

Com o avanço da transformação digital e o número cada vez maior de soluções tecnológicas, questões sobre a vulnerabilidade dos sistemas e a segurança digital surgem, com as maiores preocupações sendo os casos de invasão e roubo de dados.

Informações confidenciais e de sensibilidade interna são parte importante de qualquer negócio hoje, sendo que boa parte dessas informações pode estar vulnerável à perda e roubo, sem ao menos se dar conta dessa situação.

As organizações e empresas, assim, investem em segurança digital, mas não é raro que esqueçam determinados setores, como a impressão de documentos, desprotegidos. 

Por isso, vamos discutir os cinco pontos mais importantes em termos de segurança em impressão, acompanhe!

O que é segurança em impressão?

Um cenário muito comum em diversas organizações é aquele em que as impressoras são compartilhadas por todos os empregados e funcionários, sem restrições internas.

Porém, como é de se imaginar, em uma situação em que não há registro de acesso e restrições com senhas sobre informações confidenciais, estas estejam mais vulneráveis à vazamentos, seja por engano ou desonestidade.

A depender dos dados que foram impressos, isso pode causar problemas internos e vazar do ambiente corporativo e trazer desentendimento com clientes e fornecedores, além de problemas judiciais.

Segurança em impressão é o ato de blindar, por meio de políticas de proteção e tecnologias, a impressão de documentos com informações sensíveis.

Porquê a segurança em impressão é importante?

As impressoras modernas podem ser acessadas e ter suas funções acionadas através de computadores e smartphones. Na verdade, a própria  interface das impressoras hoje se assemelha muito a de computadores mais simples.

Isto significa que as impressoras, sem um forte e concreto plano de segurança de impressão, podem se tornar um ponto fraco na sua rede de segurança digital e um ponto de fácil acesso para os cibercriminosos.

Qual o cenário atual da segurança em impressão?

Lançada pela Quocirca, empresa de segurança, em fevereiro de 2019, o relatório Global Print Security Landscape nos dá uma visão geral de como a segurança em impressão está sendo aplicada no mundo  hoje, sendo que dentre as mais diversas informações, algumas se destacam. Veja quais são elas!

Quais as tendências atuais?

  1. Proteção de dados

Com o aumento dos casos de violação de dados e vazamento de informações, organizações estão mais preocupadas em proteger seus dados, através da aplicação de tecnologias como monitoramento de redes e dispositivos que contam com controle de acesso de acordo com cada funcionário, individualmente ou por setor.

  • Segurança da arquitetura e das interfaces

Fabricantes de equipamentos de impressão buscam adaptar suas soluções às novas demandas de segurança. Isto ocorre através de mudanças nas arquiteturas e nas interfaces de seus produtos, sempre de acordo com as novas exigências do mercado.

  • Atualizações automáticas

Anteriormente as atualizações automáticas só aconteciam em computadores, agora estão presentes em diversos dispositivos, incluindo equipamentos de impressão. Estes podem ser atualizados com novos sistemas sempre que lançados, garantindo que suas funcionalidades estejam sempre atualizadas.

  • Integração do gerenciamento de impressão à segurança de TI

Dispositivos de impressão estão cada vez mais inteligentes e com isso espera-se que eles possam identificar comportamentos suspeitos, verificar falhas e corrigir e comunicar eventos inapropriados a um sistema de gestão geral. O controle se torna cada vez mais eficaz, desta maneira.

  • Outsourcing de impressão 

76% dos líderes de impressão, aqueles com maior nível de segurança, utilizam algum tipo de outsourcing para maximizar suas ações, demonstrando que essa é a melhor saída em termos de segurança.

Qual o papel do outsourcing de impressão?

A grande questão em termos de segurança em impressão é que essa é mais uma demanda que acaba caindo no colo do departamento de TI de uma organização. Isto gera um peso extra no departamento de TI e, muitas vezes, problemas causados pela falta de know-how, de conhecimento específico na área.

Uma das soluções que apresenta o melhor custo benefício para este problema é o investimento no outsourcing de impressão. Esta é a prática de se contratar uma empresa terceirizada, com conhecimento e profissionais especializados, para montar um parque de impressão seguro, fora do local de trabalho da organização.

Deste modo, não apenas sua organização poderá manter protegidos seus ativos e informações sensíveis, como também poderá usufruir de todas as outras vantagens do outsourcing, como a grande redução de custos, as melhores tecnologias e conhecimento específico do mercado.


Busque conhecer mais sobre o assunto, converse com nossa equipe e confira as tendências em impressão corporativa no blog da Gomaq! Não perca tempo e torne as impressões do seu negócio o mais segura possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades

Palavras Chave